Recapitulando: Chuck vs O Piloto

Olá chucksters, resolvemos marcar o lançamento do nosso blog com um artigo especial recapitulando o episódio Piloto da série, dando início a essa jornada mágica de 05 Temporadas. Vamos mergulhar nessa história?

Se você nunca assistiu a série, pare aqui, porque essa viagem é só para marinheiros experientes, pois o objetivo da Recapitulando é repassar os momentos mais importantes de todos os episódios e esse artigo sobre o piloto é sem sombra de duvida um dos mais extensos e prolixos, pois o episódio traz muita informação que pode passar despercebida, então são muitos "spoilers" e embora a série tenha acabado há mais de 07 anos, não queremos estragar a experiência de quem pretende começar agora.





Aqui vão algumas coisas que vocês precisam saber ou talvez tenham esquecido...


No início do episódio conhecemos Chuck Bartowski (Zachary Levi) e o melhor amigo dele, Morgan Grimes (Joshua Gomez), descobrimos que ele mora com a irmã e o namorado dela em Burbank, é o aniversário do protagonista e ele parece não estar muito satisfeito com a festa preparada pela família, junto do amigo ele arma um plano de fuga.

O plano falha e ele terá que participar da festa, mas o que poderia da errado, para nosso protagonista desejar tanto estar em outro lugar? Nada demais rs, descobrimos ao longo do episódio que Chuck vive um luto de 05 anos desde a sua expulsão de Stanford e a traição do seu melhor amigo na faculdade: Bryce Larkin (Matt Bomer).

Depois de ser expulso por uma armação feita pelo amigo, Chuck volta para Burbank e vai morar com a irmã e o namorado, aceitando um simples emprego na Buy More (Compre Mais na tradução), como parte da Nerd Herd (Galera Nerd na tradução),ele conserta computadores e leva uma vida que podemos precipitadamente julgar deprimente.



Conhecendo os personagens secundários e principais

Ellie Bartowski (Sarah Lancaster), irmã de Chuck, se preocupa muito com o irmão e faz de tudo para que ele supere o que aconteceu em Stanford, o objetivo dela ao organizar a festa é que Chuck possa conhecer alguém e quem sabe começar a namorar, o que poderia marcar uma mudança na vida dele. Contudo, Chuck não parece disposto a seguir em frente, pois Bryce não só fez ele ser expulso da faculdade, mas também roubou a namorada dele, Jill, que foi a única mulher que ele amou até hoje.

Muita informação? Sim, isso define o piloto, se piscarmos podemos perder alguns fatos peculiares sobre essa produção, por isso que preparamos esse post para recapitular tudo que se passa no piloto da nossa série favorita.



Nesse início de episódio podemos traçar algumas coisas sobre os personagens da série, Chuck é um nerd, o quarto dele é cheio de referências a isso, temos o icônico poster de Tron que fica colado na parede do quarto, os vídeo games e o fato dele passar o seu aniversário jogando Call of Duty com o melhor amigo Morgan. Mas Chuck tem um certo charme, o personagem brilhantemente vivido por um Zachary Levi muito jovial, é tímido, genial e usa um icônico All Star cano médio, que foi apelidado durante muitos anos, isso mesmo, de Chuck.

Morgan é o fiel escudeiro de Chuck, melhor amigo e talvez, não tão genial quanto o protagonista, mas é um personagem bem cômico, o baixinho barbudo e latino, não só é o braço direito de Chuck, como também nutre um amor platônico por Ellie, que aparentemente o despreza.



Ellie Bartwoski é médica e cuida de Chuck desde que ele foi expulso da faculdade, e foi morar com ela, ok, muito antes disso como descobrimos no decorrer da série, ela é muito carinhosa com o irmão e parece manter uma constante preocupação com ele. O namorado Devon Woodcomb (Ryan McPartlin) também é médico e tem o apelido de Capitão Incrível (Captain Awesome), Chuck o chama assim porque ele parece de fato ser incrível, capaz de fazer qualquer coisa.



Não é preciso muito para entender que Chuck está preso ao passado e não consegue superar a traição do amigo e o fora que levou da namorada, a Jill. Mesmo após 05 anos ele não consegue seguir em frente e acabou se acostumando a vida que levava, apesar de ser muito inteligente, é como se Chuck tive esquecido do que ele era capaz de fazer quando estava em Stanford.

Entendendo o plot da nossa história

Depois de conhecer a família de Chuck, passamos a acompanhar o que parece ser um assalto, orquestrado por ninguém menos que Bryce Larkin, descobrimos que ao contrário do que Chuck pensa, o ex-amigo não é um contador, mas sim um agente da CIA. Depois de uma perseguição intensa, Bryce acaba morto, mas não é impedido de enviar um arquivo para o antigo colega da faculdade.




Aí começamos a entender o foco da série, Chuck abre o e-mail enviado pelo amigo, que continha uma codificação de segurança baseada no vídeo game favorito dos dois Zork.O e-mail parece conter apenas algum tipo de exibição de slides com milhares de imagem e Chuck assiste.



Entendemos que Bryce traiu a CIA ao roubar o arquivo que enviou e destruiu o único computador que continha os dados, é aí que a vida de Chuck muda para sempre. Depois de apagar ao visualizar os arquivos enviados pelo amigo, Chuck acorda com dor de cabeça e tem que suportar mais um dia de trabalho na Buy More, cansado, ele começa a achar que está surtando por saber de coisas que não sabia antes e identificar pessoas que não conhecia.

O que parecia caminhar para um dia normal de trabalho na Nerd Herd muda completamente quando Chuck salva uma donzela moderna em apuros, é aí que entra em cena Sarah Walker, interpretada pela brilhante e não tão badalada no auge de 2007, Yvonne Strahovski, ela chega a loja como uma cliente qualquer que procura ajuda para consertar o telefone.

Despretensiosamente?, Sarah passa o seu contato para Chuck, que não entende o que uma mulher tão incrível enxergaria num cara como ele, lembre-se ele ainda está preso a Stanford e não enxerga o potencial que tem.Mas vamos perdoar o personagem por essa, afinal, quem acreditaria que alguém como a Sarah Walker estaria dando mole para um nerd?




Enquanto isso, ao tentar levar sua vida normal, Chuck é assaltado em casa e seu computador foi completamente destruído na luta com o assaltante e embora possamos notar que havia muitas outras coisas valiosas na casa, o ladrão tinha como alvo o computador, na sequência descobrimos que o ladrão era ninguém menos do que Sarah.

Algumas considerações sobre o piloto


Nesse ponto devemos abrir um parêntese para um aspecto recorrente no piloto e nos pilotos de séries em geral, não é que os efeitos visuais, a maquiagem e o trabalho dos dublês de Chuck seja algo extraordinário ou surpreendente, até porque, com o baixo orçamento da série não seria possível fazer nada de extraordinário. 

Mas no piloto, os efeitos são ainda piores, na cena em que Bryce é atingido pelo disparo, a maquiagem deixa em muito a desejar e na cena do assalto tem um dublê homem e posteriormente, descobrimos que o assaltante era a Sarah, mas pela construção da cena fica muito nítido que foi um homem que atuou como dublê.

Essas falhas e a baixa qualidade da imagem do piloto são comuns em séries, em especial em séries da TV aberta norte-americana, é uma questão simples. O episódio se chama piloto e não é por acaso, ele serve como um termômetro, então os investidores liberam uma quantia pequena para o episódio e se ele for bem aceito, eles liberaram mais dinheiro para os demais episódios, portanto, é nítido a melhora do visual da série entre o Piloto e o segundo episódio.

Outro fato engraçado do piloto é que a General Beckhman é interpretada por uma atriz diferente da que interpreta o papel no restante da série, se vocês deixaram esse detalhe passar, é melhor reverem a temporada haha.Contudo, esses detalhes não mudam em nada a qualidade do roteiro do primeiro episódio, pois foi aí que me apaixonei pela série.



 

Uma reviravolta na história


Mas voltando...


Na busca por equipamentos que garantam melhor segurança em casa, o protagonista vai até o Large Mart (Mercadão na dublagem), que é o principal concorrente da Buy More. Lá ele tem mais uma das suas últimas experiências estranhas, ele encontra um russo na Large Mart, mas não um russo qualquer, um especialista em demolições e bombas que é monitorado pelo governo dos Estados Unidos, como Chuck sabe disso?


E como se as coisas não pudessem ficar ainda mais surpreendentes, Sarah Walker retorna a Buy More, para tentar entender as razões de Chuck não ter ligado para ela. Apresentando uma desculpa qualquer, a moça diz que acabou de se mudar para a cidade e que não conhece ninguém e questiona se Chuck não poderia apresentar a cidade para ela. Incentivado por Morgan, ele aceita e os dois marcam um encontro.


Este é o momento em que começamos a entender melhor as intenções da moça, ela é uma agente da CIA e Bryce Larkin era seu parceiro, ao trair o país e enviar os dados para Chuck, ele traiu também a confiança de Sarah e tudo que ela acreditava. Agora ela acredita que deve consertar os estragos que Bryce causou e o encontro é só uma desculpa para conhecer melhor Chuck e tentar entender a conexão entre ele e o espião corrupto.
 

Enquanto isso, Chuck se prepara para contar a novidade para Ellie e Incrível...






Enquanto Chuck se prepara para o seu encontro ele nem faz ideia de que está sendo caçado, é hora de entrar na história o Coronel John Casey (Adam Baldwin), o agente da NSA que atirou em Bryce Larkin, com a traição do agente da CIA as agências governamentais entraram em conflito e a NSA que limpar a sujeira da agência de espionagem para sair por cima.

Casey é matador profissional, mais do que isso, podemos concluir que o personagem é quase um estereótipo do bom soldado norte-americano durão, o que até se torna algo caricato e cômico na série, mas no primeiro episódio ele cumpre bem o seu papel, de impor medo. Com uma equipe de apoio ele está disposto a eliminar qualquer um que se coloque no meio do trabalho, até mesmo a agente Walker e prova disso é a forma como ele atirou a sangue frio em Bryce, após os demais agentes tentarem capturá-lo com vida.

O encontro com Sarah corre bem e seguindo os conselhos da irmã, Chuck não fala nada sobre Bryce ou a ex-namorada Jill, enquanto a agente tenta arrancar o máximo de informações do rapaz. Sarah começa a perceber que Chuck pode ser apenas um civil e que Bryce pode tê-lo escolhido aleatoriamente para enviar os dados.

O novo dilema do nosso protagonista


Os problemas começam a surgir quando Casey se aproxima dos dois e Sarah é forçada a revelar a sua identidade, em contrapartida Chuck segue com os flashes e descobre um plano para assassinar o general Stanfield, com a explosão de uma bomba em uma reunião da OTAN que está em andamento em um hotel em Los Angeles.

Pego no meio do fogo cruzado entre NSA e CIA, Sarah salva a vida dele e entra em conflito direto com Casey, agora os dois começam a entender que Chuck não só visualizou os arquivos enviados por Bryce, mas que ele se tornou o próprio computador (Intersect) e que se lembra de todos os dados que estavam armazenados e foram enviados pelo ex-amigo.

Com o plano de ataque a reunião da OTAN revelado, os agentes precisam unir forças e correr contra o tempo para desarmarem a bomba, Chuck se torna a única esperança do governo. Em um toque de genialidade, mas sem a ajuda do mega computador que está em seu cérebro, nosso nerd favorito consegue desarmar a bomba e salva a vida de todos no hotel, apesar da resistência de Casey em confiar nele.


Com tempo para uma referência geek, Chuck percebe o que fez e a situação de risco em que esteve, o que o faz ter um ataque de pânico, já que ele geralmente corre dessas situações e aprecia mais do que qualquer outra coisa, a vida simples que ele leva, sem grandes emoções.

Com a confirmação de que Chuck é agora, o único backup do Intersect (Intersetorial na tradução), o governo reflete sobre a possibilidade de utilizá-lo como uma fonte de informações e nosso protagonista começa a perceber que perdeu completamente o controle da sua vida e que mais uma vez, Bryce Larkin "estragou" tudo.

Uma equipe é montada para operacionalizar em Burbank e assegurar a proteção do intersetorial humano, enquanto o governo decide o que fazer, a equipe é formada pelos agentes Casey (NSA) e Sarah  (CIA).

Alguns pontos para prestar atenção


O resto é só história, rs, brincadeira. Separamos propositalmente alguns pontos do episódio para serem retratados em separado, porque eles são marcantes ou apresentam informações importantes para o desenrolar da temporada.

Chuck tenta fugir de Sarah e Casey para refletir e tentar entender a sua nova situação e a vida que deverá levar de agora em diante e vai para uma bela praia onde assiste o nascer do sol, mas pouco tempo depois, Sarah Walker se junta a ele e os dois conversam. Essa cena é linda e a trilha sonora é maravilhosa, como sempre, a trilha da série é impecável do início ao fim e em outra oportunidade falaremos um pouco sobre como as músicas conversam com as cenas.

Mas no momento, queremos apenas que vocês relembrem e apreciem esse cena linda e essa locação que voltará em outro grande momento da série por uma última vez, momento esse em que todos os Chucksters choraram e muito.




Outro ponto importante, que é crucial na série e fica claro desde o primeiro episódio, é a união da família Bartowski, não pela grande amizade entre os irmãos Ellie e Chuck, mas também por Morgan e Devon que completam essa família.

Fica claro que em muitos momentos a família pode não ter nada, mas eles ao menos vão ter uns aos outros e essa relação é muito bonita.



E temos também, Sarah Walker, a personagem guarda sempre um tom de mistério que perdura até a 5° temporada como bem sabemos, mas no Piloto descobrimos que ela e Bryce eram muito mais do que apenas colegas de trabalho, os dois tinham um relacionamento.


Bryce não traiu somente seu país, mas partiu o coração da mulher que ele dizia amar, como não odiar esse cara? Será que sair traindo e magoando as pessoas é um vício pra ele? No decorrer da temporada vamos entender um pouco melhor o personagem e odiá-lo mais um pouco, podem ter certeza disso rs.


 
Harry Tang (C. S. Lee), como não falar de Harry Tang? Seria ele o funcionário mais odiado da Buy More? Tang tem um papel importante no decorrer da temporada, mas desde o primeiro episódio podemos perceber que ele vai infernizar a vida de Chuck e Morgan no trabalho, então é melhor que o protagonista se prepare, pois se a vida pessoal já vai ficar uma bagunça com a interferência do governo, no trabalho o baixinho oriental promete fazer dela um inferno ainda maior.

Há uma vaga de Assistente da Gerência aberta e Tang e Chuck são os dois únicos qualificados para o cargo, o adversário fará de tudo para sabotar a candidatura do protagonista e ficar com a vaga. E como esquecer a cena em que Chuck decide se candidatar ao cargo e Morgan toca uma música de apoio ao amigo, nada menos que uma trilha de  Ennio Morricone para o filme "Por um punhado de dólares".





Rapaz, eu senti o impacto, e vocês? Foi uma imersão no primeiro episódio de Chuck e espero que tenha conseguido apontar todos os destaques, e vocês sentem falta de algum ponto importante do episódio? Gostaram do trabalho? O que estão achando do blog?

Obs.: Só quem chegou aqui vai ver essa, vale a pena consultar a música A Comet Appears da banda The Shins, é linda e toca na cena da praia no fim do episódio.  Bjos. 

Deem um feedback nos comentários, é importante.

Até a próxima Chucksters.

Recapitulando: Chuck vs O Piloto Recapitulando: Chuck vs O Piloto Reviewed by Carmichael Industries on abril 01, 2020 Rating: 5

2 comentários:

  1. Muito bom. Resumiu o piloto de uma forma muito interativa e cativante.
    Muito obrigado pelo conteúdo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos bro!

      Continue acompanhando o blog, vem muito mais nessa jornada épica!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.