Recapitulando: Chuck vs O Camarão Frito

Olá chucksters, nesse artigo do recapitulando vamos abordar o quinto episódio da primeira temporada da nossa série favorita. Esse episódio é muito marcante, pois além de ter muitas referências a cultura pop, ele também apela para o lado emocional. Talvez seja necessário pegar um lencinho.





Uma noite com o Morgan

Enquanto o namoro falso entre Chuck Bartowski (Zachary Levi) e Sarah Walker (Yvonne Strahovski) parece avançar, Morgan Grimes (Joshua Gomez) sente falta do amigo, tentando equilibrar a situação, nosso protagonista aceita marcar uma "noite do Morgan". Acontece que Morgan e Chuck amam Camarão Frito e por isso acabam indo a um restaurante em ChinaTown para comprar a iguaria, lá Chuck tem um lampejo e descobre que tem uma agente secreta da China trabalhando no local.


Agora eles precisam descobrir o que a agente faz em solo norte-americano, pois ela nunca esteve lá antes. Enquanto isso, Chuck e Ellie Bartowski (Sarah Lancaster) entram em conflito, pois ela fica desapontada pelo irmão tê-la deixado sozinha e perdido a "noite do Morgan". Com  a proximidade do dia das mães, Ellie teme que Chuck também não estará presente no jantar dos dois, pois eles comemoram a data em outubro e tem um significado especial para ambos.

A competição de vendas


Enquanto isso, Big Mike (Mark Christopher Lawrence) organiza uma competição de vendas entre os camisas verdes na Buy More e Morgan se mostra um péssimo vendedor e o último colocado será demitido. Ele busca a ajuda de Chuck, que está se preparando para sua primeira tocaia. A partir daí a situação fica complicada, pois Chuck não consegue mais manter seus compromissos pessoais com a vida de espião que está levando.Sem ter certeza se Chuck poderá ajudar, Morgan recorre a Jeff Barnes (Scott Krinsky) e Lester Patel (Vik Sahay)





A primeira tocaia de Chuck não sai como o planejado, eles seguem Mei-ling (Gwendoline Yeo) e Chuck tem um lampejo, ele acredita que a agente está nos EUA para matar Ben Lo Pan (James Hong), um empreendedor norte-americano de origem chinesa que é dono de metade de Chinatown.

A primeira tocaia de Chuck


Sarah e  John Casey (Adam Baldwin) são forçados a agir para impedir e começa um tiroteio em uma casa de jogos. Numa tentativa de escapar de Mei-ling, Ben Lo Pan foge e Chuck o ajuda, contrariando uma vez mais a ordem de ficar no carro. Neste momento Chuck descobre que a agente da China estava na verdade era tentando resgatar o irmão que havia sido sequestrado pela Tríade.

O nosso protagonista volta pra casa arrasado, pois além do plano ter dado errado ele não conseguiu ajudar Morgan com as vendas. Enquanto Chuck estava na tocaia, Ellie e Morgan tem um momento a sós e conversam bastante sobre a mudança de Chuck.

Os dois refletem a respeito e pela primeira vez conseguem ter um diálogo longo, Morgan conta a Ellie seu plano para não terminar em último na competição de vendas, ele pretende pedir demissão.


Chuck conversa com Casey e Sarah sobre Mei-ling, ele sente culpa por ter atrapalhado a operação de resgate. Mas os agentes afirmam que a espiã chinesa não tinha autorização de seu país para estar em solo americano. Mesmo assim, o protagonista não consegue deixar de pensar o que teria feito se fosse Ellie que tivesse sido sequestrada.

A desolação de Morgan


A situação de Morgan na luta para manter o emprego na Buy More fica desesperadora e ele procura a ajuda de Jeff e Lester novamente, mas os dois não se mostram muito dispostos a colaborar com o camisa verde. Eles até debocham do nosso pequeno barbudo.


Ellie  e Chuck se preparam para sua versão pessoal do dia das mães, mas Mei-ling procura o herói na Buy More e o ameaça em troca de ajuda. No fim, ela é convencida a desertar em troca de auxílio para resgatar o irmão, agora a Equipe Bartowski se reúne para elaborar um plano de resgate.

O dia das mães de Ellie e Chuck


De volta a família Bartowski, os irmãos se reúnem para celebrar, mas Chuck é forçado a deixar a reunião para ajudar na operação de resgate. O que acaba dando errado e os agentes são sequestrados, ele passa a ser a única opção de resgate. Na Buy More, Morgan faz um turno extra como um último esforço para conseguir realizar vendas.

Em um ato de genialidade Chuck consegue resgatar Sarah, Casey e Mei-ling, além de salvar Lee dos sequestradores. Ele também o responsável por capturar Ben Lo Pan, numa cena que faz referência a um clássico do cinema, o filme Chinatown (1974).

Ele fica animado, mas ao voltar para casa se lembra que abandonou Ellie no dia das mães. Parece que conciliar a vida de espião com a vida pessoal não é uma tarefa muito fácil. Ao chegar em casa, os irmãos Bartowski tem uma conversa emocionante.


Chuck pede a Ellie uma segunda chance e eles decidem remarcar o dia das mães para o dia seguinte. Na Buy More Morgan se prepara para pedir demissão a Big Mike, pois ele não quer passar a humilhação de ser demitido.

Uma nova esperança


Mas algo inesperado acontece, depois dos momentos sós que teve com o barbudo, Ellie decide ajudá-lo e vai até a loja fazer compras.



O jantar de dias das mães finalmente acontece e Ellie prepara uma surpresa para Chuck, ela convida Morgan e Sarah, pois como a data é algo que eles escolheram eles não precisam seguir regras. Sarah fica curiosa com a comemoração em outubro e conversa com Chuck a respeito. É neste momento que finalmente entendemos a tradição dos irmãos.


Foi realmente preciso pegar um  lencinho não? Mas não acabamos por aqui, ainda vamos destacar alguns pontos  do episódio aqui no final. Já que a narrativa ficaria confusa se eles fossem colocado no meio do resumo.

Primeiro: Morgan e Big Mike

Nós falamos muito sobre Morgan nesse recapitulando e de fato grande parte do episódio é sobre ele, é a primeira vez que percebemos o quanto a amizade entre ele e Chuck é afetada pela situação com o Intersetorial.

Mas além disso, ver a interação entre Morgan e Ellie é muito divertido, já que a irmã de Chuck o despreza. Também percebemos o quanto o barbudinho é um amigo leal, já que ele tenta compreender o momento que o nosso protagonista vive. Mesmo sem saber nada sobre a espionagem, é claro.


Além disso, temos Big Mike, desde o primeiro episódio ele nos dá lições hilárias sobre gestão de pessoas. É realmente cômico assistir a sua performance enquanto um chefe "abusivo", já que ele mantém seus funcionários em constante pressão. Mas mesmo assim a Buy More não funciona, a interação entre ele e Morgan nesse episódio nos rende cenas hilárias.

O roteiro também não poupa piadas e comparações a situação dos dois, pois ambos são minorias. A competição de vendas ocupa grande parte do episódio e eu rolei de rir ao final, quando descobri que tudo não passava de um "estímulo", sem prêmio algum.


Guys, como eu sinto falta da atmosfera da Buy More e do Big Boss que o Big Mike foi, as cenas na loja foram sem dúvida as mais cômicas desse episódio que é bem tenso. Ao menos tão tenso quanto Chuck pode ser.


Ellie e Chuck

A união e a lealdade entre os irmão Bartowski é posta a prova pela vida dupla de Chuck. O herói começa a perceber que ser um espião não vai ser nada fácil. Ellie fica sem entender a mudança de atitude brusca do irmão e  tentar encontrar explicações.



O dia das mães que os dois celebram é lindo e começamos a descobrir um pouco mais sobre o passado dessa família. Mesmo que eles não tenham nada, eles sempre terão um ao outro.

Referências, santas referências


Só queria abrir um parêntese aqui para a quantidade de referências a cultura pop que esse episódio possui, a participação de James Hong como Ben Lo Pan, consagra um dos melhores episódios da primeira temporada.

O ator é um dos artistas de origem asiática com o maior número de participações em filmes e séries da história. Mas isso é matéria para outro artigo que deve sair em breve. Uma vez mais temos referências a Star Wars, mas também a Bruce Lee e aos filmes sobre artes marciais que permearam a cultura pop nas décadas de 1970 e 1980.

Aliás, quando Chuck captura  Ben Lo Pan, ele faz referência ao filme Chinatown (1974), no qual James Hong atuou. Sem falar nas referências a Operação Dragão, O rapto do Menino dourado e Os Aventureiros do Bairro Proibido, dos quais, dois contaram com a atuação do mencionado ator. Esse episódio é de encher os olhos dos amantes de filmes como esses, o que é o meu caso.


Bem galera nerd, acho que é isso, esse episódio é um dos meus favoritos, então sempre me empolgo um pouco quando falo dele. Mas outros detalhes do episódio serão abordados em outros artigos, Já que temos uma série completa para comentar e discutir.

E se você chegou até aqui,  é hora de indicar músicas que fizeram parte da trilha sonora do episódio. A nossa dica de hoje é: Lake Michigan - Rogue Wave.

Obrigada e até o próximo artigo!



Recapitulando: Chuck vs O Camarão Frito Recapitulando: Chuck vs O Camarão Frito Reviewed by Carmichael Industries on abril 01, 2020 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.